Curtume

Curtume

O óxido de magnésio sinterizado, de baixa reatividade, é um agente basificante seguro, de baixa abrasividade, que proporciona uma elevação gradual do pH do banho de curtimento devido a liberação lenta e suave de sua alcalinidade, não permitindo que o pH do banho ultrapasse um valor de segurança, evitando assim a formação de compostos de cromo insolúveis que podem vir a causar manchas verdes nos couros curtidos e provocar o realçamento da flor.

Como consequência deste comportamento, a distribuição do cromo nas diversas camadas do couro (flor, meio e canal) é muito uniforme e obtém-se couros com mais corpo e de toque uniforme após o recurtimento. O banho final de curtimento apresenta baixos teores de Cr2O3 residual, quando se observa as condições de tempo, pH ideal, tipo de cromo e outros fatores como píquel e desencalagem.

Devido ao rigoroso controle de qualidade, tem-se uma grande constância na aplicação e obtém-se couros de alto padrão de qualidade.

MODO DE USO:

A quantidade de MgO a ser empregada depende do tipo de sal de cromo utilizado no curtimento e do pH final de píquel. Sugere-se a aplicação de 0,3% a 0,5 % de MgO após o atravessamento do cromo, quantidade esta que deve ser otimizada em cada processo.

O MgO é adicionado sempre em pó ao fulão, sendo necessário no mínimo 8 horas de fulonagem para a total solubilização e reação do produto. Após 3 horas da adição do produto, deve-se iniciar o aquecimento gradual do banho, até temperaturas de 42 e 45ºC, o que colabora para a basificação completa e uniforme, com bom esgotamento dos sais de cromo do banho de curtimento e consequente redução dos custos de tratamento de efluentes.