+55 11 4634-6610   |   ibarvendas@ibar.com.br   |   Ibar Nordeste

Desempenho: Café

Quando se almeja maximizar a produtividade do cafeeiro, o manejo do magnésio, preferencialmente no solo, tem vital importância.

Muitas vezes se desconsidera o Mg nos programas de adubação, visto que é adicionado via calagem, e sua importância e seu efeito acabam passando despercebidos. Muitos produtores consideram que o fornecimento via corretivo é capaz de suprir toda a demanda das plantas. Todavia, experimentos de longa duração têm demonstrado que o uso contínuo de formulações comerciais sem magnésio leva à redução dos teores deste elemento no solo e nas folhas [1]

Os exemplos a seguir ilustram alguns dentre as centenas de casos de sucesso com o uso do AGROMAG em todo o Brasil.

Fazenda Conquista
Sítio São Pedro

O Sr. Luciano Reghin (Fazenda Conquista) é tradicional produtor de café no município de Carmo da Cachoeira/MG.

Há 5 anos Sr. Luciano fez uso pela primeira vez do óxido de magnésio Agromag em sua lavoura para corrigir especificamente o elemento/nutriente magnésio.

ilustrativa_cafe

Na profundidade 0 – 20 cm, a saturação de bases atingiu 60%, com aumento significativo do Magnésio e sua participação na CTC. Atingiu-se também o equilíbrio perfeito da relação Mg/K, não ocorrendo disputa por carga. A correção aconteceu lentamente durante o ano, sem ofender a granação (muito refém do potássio).

Os resultados foliares demonstram absorção efetiva de Mg, com manutenção dos teores adequados de Mg e K na folha. Valores de referência: Mg 0,3 a 0,5% e K 1,8 a 2,3%.

No Sítio São Pedro, em Jacuí, no Sul de Minas, o Sr José Neto fez uso do AGROMAG pela primeira vez no início de 2017 em uma área onde a deficiência de magnésio era bastante severa.

Os teores de Mg, que antes estavam por volta de 4 mmolc/dm3, passaram a 10 mmoc/dm3 em julho de 2017. Da mesma forma, os teores foliares que estavam em 2,33 g/kg em dezembro de 2016 passaram a 3,46 g/kg em dezembro de 2017. Após a aplicação, os níveis de magnésio solo/folha foram reequilibrados e garantiram resultados visuais e em produtividade ao produtor.

ebook-capa

E-book gratuito

Receba gratuitamente o e-book com informações atualizadas sobre a aplicação, dosagens e melhores práticas para utilização do óxido de magnésio na cultura cafeeira.

Cadastre-se aqui

Ibar

Soluções avançadas em materiais refratários

Conheça mais sobre a IBAR

Empresas do grupo IBAR: